
Há mais de dez dias, um esgoto jorrando na Praça do Honório tem causado transtornos para comerciantes, moradores e transeuntes da região. A situação, que afeta diretamente o comércio local, é especialmente crítica para estabelecimentos que lidam com produtos perecíveis, como uma hortifruti, uma padaria e uma lanchonete.
“Aqui tem comerciantes que trabalham com produtos perecíveis e, com o esgoto jorrando, a situação se torna insustentável”, afirmou um dos comerciantes.
Além de prejudicar o comércio, a situação também traz sérios riscos para os pedestres. A praça é uma via importante, que dá acesso a escolas, creches e é amplamente frequentada por mães levando seus filhos, estudantes e moradores da região. “As pessoas passam por aqui de sandálias, podendo ser atingidas pelo esgoto, além do mau cheiro que é insuportável”, relatou um morador.
O problema não se limita a essa área, com outros locais também enfrentando esgoto jorrando, o que gera um grande desconforto e risco à saúde pública. A Embasa, responsável pela manutenção, parece não demonstrar interesse em resolver a situação. A falta de fiscalização, por parte dos vereadores, agrava ainda mais o quadro. A empresa terceirizada contratada para os serviços de manutenção, a CS Construtora e Empreendimentos Ltda, não está realizando os reparos devido à falta de pagamento, o que resultou em greve de seus funcionários.
Diante dessa situação, nossa reportagem enviará a denúncia à Embasa, solicitando um posicionamento oficial. A população não pode continuar a sofrer com esse descaso, especialmente considerando que as contas de água são enviadas corretamente e com taxas elevadas, incluindo a cobrança pela taxa de esgoto, enquanto o serviço essencial de manutenção não está sendo executado. * Redação Ipiaú TV