A Polícia Militar da Bahia (PMBA) reforçou suas ações no combate ao crime organizado na região de Jequié por meio da Operação Hórus. Segundo nota oficial do Comando-Geral da PMBA, as unidades especializadas e operacionais seguem firmes no enfrentamento à criminalidade, especialmente ao tráfico de drogas.
A Operação Hórus tem apresentado resultados expressivos, incluindo a apreensão de 18 armas de fogo, 22 ocorrências de apreensão de drogas, a prisão de 18 suspeitos em flagrante, a condução de 28 indivíduos à delegacia, além da recuperação de quatro veículos e apreensão de outros sete.
Entre os principais desdobramentos da operação, destaca-se a prisão de um criminoso apontado como um dos maiores traficantes da região sudoeste da Bahia. Conhecido pelos códigos “Juca”, “220”, “Pitasso” ou “Playboy”, o suspeito liderava o tráfico em Ipiaú e cidades vizinhas, sendo acusado de ordenar vários homicídios e promover ataques contra facções rivais. Ele também era responsável por introduzir armamentos na região, contribuindo para a crescente onda de violência em Jequié.
A PMBA reiterou seu compromisso com a segurança da população e afirmou que todas as intervenções realizadas durante a Operação Hórus seguem os princípios da legalidade, proporcionalidade e necessidade. Em situações pontuais, houve confronto entre policiais e criminosos, resultando na morte de sete suspeitos.
Na sexta-feira (7), guarnições da Rondesp Sudoeste e do 19º BPM realizaram a prisão de um indivíduo que estava com mandado de prisão por roubo. Com ele, foram apreendidos 44 petecas e uma pedra de cocaína, 25 papelotes de maconha, 68 comprimidos de ecstasy, crack, uma balança de precisão e R$ 300 em espécie.
Na madrugada de quinta-feira (5), as equipes da Rondesp Sudoeste receberam informações sobre a presença de dois suspeitos em uma residência em Jequié. Ao anunciarem a presença policial, os suspeitos tentaram fugir, mas foram capturados e levados ao Complexo Policial. Com eles, foram encontrados munições calibre 9mm, dois celulares, uma roupa camuflada, uma balança de precisão, 76 buchas de maconha, cocaína, uma motocicleta Honda Start 160 e uma quantia em dinheiro.
A Polícia Militar da Bahia reafirmou seu compromisso com a segurança da população e segue intensificando as ações na região para combater o crime organizado e o tráfico de drogas. * Redação Ipiaú TV