![](https://i0.wp.com/ipiautv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Sem-Titulo-1-1.jpg?resize=550%2C367&ssl=1)
Um líder de facção criminosa, responsável por ordenar execuções em Jequié e outras cidades do sudoeste baiano, foi preso nesta quinta-feira (6) no município de Barra Velha, em Santa Catarina. A captura foi realizada por equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da Bahia e de Santa Catarina, com apoio das Polícias Civil (Delegacia Territorial de Ipiaú) e Militar (Cipe Central).
![](https://i0.wp.com/ipiautv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-48.png?resize=565%2C424&ssl=1)
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o criminoso, cujo nome não foi divulgado, estava foragido e possuía dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e homicídio. Investigadores apontam que ele liderava uma facção atuante em Ipiaú e era o responsável por ordenar assassinatos de rivais em diversas cidades, incluindo Jequié, Ibirataia, Gandu, Barra do Rocha, Itagibá e Dário Meira. Além disso, o suspeito mantinha conexões com uma facção paulista e comandava a distribuição de fuzis, pistolas e drogas na região.
A prisão do criminoso representa mais um golpe contra o crime organizado no estado. “Desde o início do reforço das ações de inteligência na cidade de Jequié, alcançamos três lideranças e quatro criminosos responsáveis pela execução de rivais. Seguiremos combatendo o crime organizado, com operações integradas das Forças Federais e Estaduais”, destacou o coordenador da Ficco, delegado federal Eduardo Badaró.
A ação reforça o compromisso das forças de segurança na repressão às organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e em crimes violentos no interior da Bahia. * RedaçãoIpiaú TV