Durante uma revista no módulo de vivência “Presídio 1”, no Conjunto Penal de Jequié, foram apreendidos 14 celulares, carregadores, chips e cabos de energia neste sábado (2). A ação fez parte do primeiro dia da Operação Aláfia, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), com o objetivo de combater o tráfico de celulares e reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região. A operação envolveu equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), além de policiais penais do Grupamento Especializado em Operações Prisionais e da Central de Monitoramento. Também participaram da ação a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as Polícias Civil e Militar, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A operação foi realizada com a finalidade de encontrar ilícitos dentro da unidade prisional e verificar a presença de celulares, que são frequentemente usados por detentos para continuar a prática de crimes fora da prisão. Segundo informações da Seap, todo o material apreendido passará por uma triagem dos setores de inteligência da Seap, do MP-BA e do DPT. Apurações serão feitas para identificar os responsáveis pelos objetos e como os itens chegaram até os custodiados.
A Operação Aláfia tem como objetivo não apenas a apreensão de objetos ilícitos, mas também contribuir para a redução da violência na cidade de Jequié. A ação reforça o compromisso das autoridades de segurança pública em combater a criminalidade e assegurar o controle dentro das unidades prisionais. * Redação Ipiaú TV