Na última sexta-feira (27/09), um residente de Dário Meira, situado na área do Médio Rio das Contas, reportou a utilização de um caminhão tipo “pau-de-arara” para o transporte inadequado de crianças e jovens da rede municipal de ensino. De acordo com a denúncia, o veículo é alugado pela Secretaria de Educação do Município, e o condutor, que é menor, não tem licença para dirigir.
A utilização de caminhões modificados para o transporte de pessoas, popularmente chamados de “pau-de-arara”, é considerada uma violação severa conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Transitar dessa maneira é proibido por causa dos riscos significativos à segurança dos passageiros. Essa prática é comum em regiões rurais, mas empregar veículos inadequados coloca a vida dos alunos em situação de risco.
Em abril de 2018, um trágico incidente com um caminhão do tipo “pau-de-arara” destacou os riscos associados a esse meio de transporte. O veículo, que levava estudantes, virou em Águas Claras, nas proximidades do distrito de Serrano, em Uruçuca, causando a morte de uma jovem de 16 anos e deixando várias pessoas feridas.