Na tarde de segunda-feira, 16, uma reunião de grande importância foi realizada no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Ipiaú. O objetivo do encontro era debater a questão da poluição sonora nas áreas do centro comercial da cidade, com foco especial na Rua Dois de Julho, causada por propagandas veiculadas em veículos e outros meios com volume elevado. Participaram do evento representantes da 55ª CIPM, Ministério Público, Poder Executivo e lojistas locais, que uniram esforços para discutir o problema e definir estratégias para enfrentá-lo.
Segundo informações compartilhadas pela 55ª CIPM em seus perfis online, o encontro foi agendado devido a múltiplas queixas sobre barulho excessivo, que chegaram ao conhecimento do Ministério Público.
No decorrer da reunião, foi decidido que a CDL comprará um aparelho decibelímetro, equipamento utilizado para avaliar os níveis de ruído, conforme sugerido pela Polícia Militar. Adicionalmente, a resolução para a questão será primeiramente tratada por meio de campanhas de conscientização. Estas campanhas, com o auxílio de material ilustrativo, terão como objetivo orientar sobre a utilização responsável de dispositivos sonoros e o respeito às leis estabelecidas nas legislações específicas.
A partir de 30 de setembro, porém, as vistorias serão intensificadas. As operações terão a participação da Polícia Militar, que poderá elaborar Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) contra os transgressores, os quais serão encaminhados ao Ministério Público para as devidas providências. A expectativa é que, por meio dessa junção de conscientização e fiscalização, o barulho exagerado no centro comercial de Ipiaú seja consideravelmente reduzido, trazendo mais sossego para comerciantes e visitantes. ( Ipiaú TV)