
Durante entrevista concedida à Rádio Líder FM, no município de Irecê, o ex-prefeito de Salvador e líder do União Brasil na Bahia, ACM Neto, fez uma avaliação crítica da última eleição estadual e destacou a importância do planejamento estratégico para o pleito de 2026. Com tom autocrítico, Neto reconheceu falhas na condução da campanha passada e anunciou que pretende montar a chapa majoritária — com os nomes para o Governo do Estado e o Senado — até março do próximo ano.
“A gente tem que ter a humildade de reconhecer os nossos erros, aquilo que não deu certo, e corrigir os caminhos. Eu sou uma pessoa que tem toda a tranquilidade para reconhecer esses erros. E, por exemplo, foi ter deixado para escolher o vice em cima da hora, ali já na véspera da convenção partidária”, declarou Neto, ao admitir um dos principais equívocos da última campanha.
De acordo com o ex-prefeito, o processo de construção da chapa que concorrerá ao Governo da Bahia e às duas vagas no Senado deve ser iniciado ainda em 2025. “Na minha cabeça, a chapa que for para disputar ano que vem para o governador, para o senador — lembrando que tem duas vagas do Senado — ela tem que começar a ser desenhada em dezembro deste ano. O anúncio da chapa tem que acontecer no máximo até março”, afirmou.
ACM Neto reforçou ainda a necessidade de apresentar ao eleitorado um time competitivo, com representatividade do interior do estado e compromisso com a renovação política. “O candidato a governador vai agir com dois senadores, procurando ter uma chapa que oxigene a política da Bahia”, completou.
A declaração sinaliza que a oposição busca corrigir os erros do passado e se articular com antecedência para disputar o comando do Palácio de Ondina com mais força em 2026.