A Prefeitura Municipal de Ipiaú-BA prevê gastar R$ 88.886.896,56 com educação em 2025. Desde 2019, o aumento no volume de recursos destinados à área já acumula um crescimento de 138%, enquanto o IDEB apresentou uma melhora de apenas 1,6 ponto no mesmo período.

Gasto Financeiro Desproporcional e Baixo Retorno no IDEB
A Prefeitura Municipal de Ipiaú-BA prevê um gasto de R$ 88.886.896,56 com a educação em 2025. Entre 2019 e 2025, houve um aumento de 138% no volume de recursos destinados à área. Em contraste, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) apresentou uma melhora de apenas 1,6 ponto no mesmo período.
Essa comparação sugere que o expressivo crescimento nos investimentos não foi acompanhado por uma evolução proporcional no desempenho educacional. A tese que se confirma é a de que injetar recursos, sobretudo na folha de pagamento do setor, não resulta necessariamente em melhorias significativas no aprendizado dos alunos — e, por consequência, no retorno efetivo para a sociedade.

Evolução e Posição do IDEB
O IDEB para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de Ipiaú evoluiu de aproximadamente 2,7 em 2005 para 4,3 em 2023. No mesmo ano, esse índice posicionou o município no 339º lugar no estado da Bahia e no 5.114º lugar no Brasil, na categoria de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede pública.
Essa pontuação e colocação são significativamente inferiores às de municípios considerados mais pobres, porém mais eficientes, como Pires Ferreira, no Ceará, que atingiu a nota máxima de 10,0 em 2023 e ocupa o 1º lugar no país.
Outros municípios baianos, como Licínio de Almeida (7,8), Itatim (7,7), Jacaraci (7,3), Novo Horizonte (7,1) e Mortugaba (7,0), também apresentaram IDEBs consideravelmente superiores ao de Ipiaú. Com isso, o município figura ao lado de Itabuna, Itacaré, Encruzilhada e Filadélfia, todos com o mesmo IDEB de 4,3, na 339ª posição estadual — um desempenho considerado pífio diante dos recursos investidos.

Quantidade de Escolas Ativas
O número de escolas de Ensino Fundamental em Ipiaú diminuiu significativamente ao longo dos anos, passando de 40 em 2008 para 25 em 2023. Os dados revelam, especificamente, que 15 escolas de Ensino Médio já foram fechadas.
Embora o gráfico destaque a tendência de redução no Ensino Fundamental, as informações oficiais também apontam para uma diminuição estrutural no número de escolas de Ensino Médio no município.

Quantidade de Matrículas
Os dados apontam uma queda significativa no número de matrículas no Ensino Médio em Ipiaú. É importante destacar que o município já perdeu cerca de 22% das matrículas nessa etapa de ensino.
Em contraste, as matrículas na Educação Infantil — especialmente nas creches — apresentaram um crescimento geral ao longo do período analisado. Partindo de aproximadamente 500 matrículas em 2008, o número atingiu um pico próximo de 1.000 entre 2015 e 2016, sofreu uma queda nos anos seguintes, mas voltou a crescer, superando 900 matrículas em 2023.

Disparidade Antagônica na Quantidade de Docentes em Creches
Em comparação, municípios como Pires Ferreira-CE e Itagibá-BA mantiveram números de matrículas em creches substancialmente menores e não registraram aumento exagerado na quantidade de professores para essa etapa da educação.
Diante disso, é legítimo questionar: por que Ipiaú seguiu caminho tão distinto? A gestão da prefeita precisa vir a público justificar essa desproporção nos gastos. Torna-se necessário investigar se há casos de nomeações políticas — como indicações de vereadores — para cargos na educação infantil, inclusive de pessoas sem a devida qualificação ou preparo profissional.
A análise revela uma evolução incomum no número de docentes nas creches de Ipiaú. Enquanto as matrículas aumentaram de aproximadamente 500 em 2008 para mais de 900 em 2023, o número de professores disparou de cerca de 18 para quase 60 no mesmo período. Esse crescimento, até agora sem justificativa plausível, levanta suspeitas e revela uma disparidade preocupante, especialmente quando comparada ao cenário geral da educação no município — ainda mais em um contexto pré-eleitoral.

A análise dos gráficos confirma que o crescimento no número de professores em creches em Ipiaú foi muito mais acentuado do que o aumento das matrículas nessa mesma modalidade. Além disso, esse crescimento também se mostrou muito superior ao registrado em outras cidades, como Pires Ferreira e Itagibá — tanto em relação ao número de matrículas quanto ao de docentes.
E, por fim, surge a pergunta que não quer calar: onde estão os concursados que, até o momento, não foram efetivamente empossados em seus respectivos cargos? Será que esses profissionais terão que recorrer à Justiça para garantir o direito de exercerem aquilo em que investiram pessoalmente — com capacitação, tempo e dinheiro — enfrentando uma concorrência desleal com pessoas supostamente indicadas por interesses políticos? * Redação Ipiaú TV