
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) reforçou recentemente a sinalização na BR-330 Leste, na saída de Jequié em direção a Jitaúna. A ação tem como principal objetivo desviar o tráfego de carretas da área urbana para o semi anel viário da BA-130, que interliga a BR-330 à BR-116, promovendo maior fluidez no trânsito e preservando a infraestrutura urbana.
Uma das medidas adotadas foi a instalação de uma placa proibitiva que restringe a circulação de veículos com mais de 14 metros de comprimento e peso total superior a 23 toneladas dentro do perímetro urbano de Jequié. A proibição visa reduzir o desgaste da pavimentação, evitar a destruição de canteiros, além de preservar a sinalização vertical e horizontal, frequentemente danificada por veículos de grande porte.
O descumprimento da norma constitui infração de trânsito, sujeita à multa — que pode chegar a R$ 195,23 — e à perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. A fiscalização será intensificada nos próximos dias para garantir o cumprimento da medida, que também busca melhorar a segurança e o fluxo viário para os moradores da cidade.
A iniciativa do DNIT conta com o apoio de órgãos municipais e estaduais de trânsito e foi bem recebida por motoristas locais, que enfrentam diariamente os impactos causados pelo trânsito pesado dentro da cidade. * Redação Ipiaú TV