
Um apelo comovente chegou à redação do Ipiaú TV. Roseana Farias Souza Brito, de 24 anos, entrou em contato com nossa equipe para fazer um pedido do fundo do coração: reencontrar o irmão mais velho, Jailton Souza, que foi criado pelos avós maternos e pode estar morando em Ipiaú.
“Eu nem cheguei a conhecê-lo”, conta Roseana, com emoção. “Minha mãe, Jorlinda Farias Souza, saiu de Ipiaú quando eu era bem novinha, e desde então perdemos totalmente o contato com nossos parentes. Nunca mais tivemos notícias do meu irmão, nem das minhas tias.”
A história carrega marcas de uma separação forçada. Na época, a mãe de Roseana era menor de idade e, por decisão do Conselho Tutelar, perdeu a guarda de Jailton, que ficou sob os cuidados da avó materna, Joana Ribeiro Farias. “Minha mãe era muito nova, assustada, sem condições. Veio embora para Jequié e acabou construindo uma nova vida, mas a dor da separação sempre esteve com ela”, explica.

Roseana afirma que a vontade de reencontrar o irmão sempre existiu, tanto nela quanto no irmão mais novo, de 20 anos, e na própria mãe. No entanto, o medo da reação de Jailton sempre foi um obstáculo. “A gente não sabe como ele foi criado, o que contaram pra ele… Não sabemos se disseram que minha mãe o abandonou. Mas isso nunca aconteceu. O Conselho Tutelar tomou ele da minha mãe, ela não teve escolha.”
Apesar das incertezas, a esperança segue viva. “Mesmo que ele não queira ter contato com a minha mãe, somos irmãos. Eu tenho um desejo imenso de conhecê-lo. Entre todos, ele é o mais velho. É um pedaço da nossa história que falta.”
Roseana também acredita que a tia, Cristiane Farias Souza, irmã de sua mãe, ainda resida em Ipiaú. “A última informação que tivemos é que ela morava na Rua do Hospital. Se alguém a conhecer ou souber notícias, isso pode nos ajudar a chegar até ele.”
Com fé e esperança, Roseana lança seu apelo à comunidade ipiauense:
“Eu creio que, com fé em Deus, a gente há de encontrar ele. Se alguém souber de alguma informação, se ele mesmo ler essa matéria, por favor, entre em contato comigo.”
📞 Informações podem ser enviadas para o número de Roseana: (73) 9 9924-3792
📞 Ou para a redação do Ipiaú TV: (73) 99984-6976
Vamos juntos transformar essa história de saudade em uma história de reencontro. Compartilhe. Você pode fazer parte desse milagre. * Redação Ipiaú TV