
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o desabafo de uma mulher em estado de desespero no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Nas imagens, a mãe relata que a cirurgia de sua filha foi adiada para dar prioridade ao atendimento de um homem que, segundo ela, seria um criminoso ferido durante um assalto.
“Isso aqui é uma mãe de família que estava na fila da sala de cirurgia e foi retirada porque deram prioridade para um bandido que estava assaltando”, diz a mulher, visivelmente revoltada.
Ainda no vídeo, ela afirma que a filha estava há cinco dias aguardando por uma cirurgia no joelho. A jovem, segundo a mãe, tem um filho de sete meses e sofreu um acidente enquanto trabalhava.
“Minha filha está aqui com o peito vazando leite porque tem um bebê pequeno. Está há cinco dias esperando essa cirurgia no joelho, e aí chega uma pessoa que estava assaltando e tem prioridade no lugar da minha filha, que é mãe, que trabalha, que estava na fila”, desabafou.
Outro lado
Procurada pelo GP1, a assessoria do HUT informou que o paciente que passou na frente da jovem estava em risco de morte, o que justificou a urgência no atendimento. De acordo com o hospital, a paciente citada no vídeo não apresentava quadro grave no momento. Ainda segundo a nota, a cirurgia da mulher foi remarcada para esta quarta-feira (23). A direção do HUT reforçou que todos os atendimentos seguem os critérios de prioridade médica e gravidade clínica.
Confira a nota na integra
A paciente que está internada no HUT para uma cirurgia ortopédica programada que será realizada hoje (23) à tarde. A cirurgia, que estava agendada para ontem (22), precisou ser adiada devido à chegada de pacientes em situação de emergência (risco de morte), o que é comum em um hospital de urgência e emergência como o HUT.
A direção reforça que, nesse perfil de hospital, a prioridade sempre é salvar vidas, e todos os pacientes na unidade serão atendidos de acordo com essa prioridade. A equipe trabalha sempre para garantir o melhor atendimento possível para todos, sempre priorizando a vida.