
Praticantes de esportes em Ipiaú entraram em contato com a redação do Ipiaú TV para denunciar uma possível irregularidade na gestão do campo de futebol society, com grama sintética, localizado na Rua Vicente Júlio Aragão, ao lado do Ginásio de Esportes da cidade.
Segundo os denunciantes, o espaço — que pertence ao município e é, em tese, de uso coletivo, especialmente destinado aos alunos da rede estadual e municipal de ensino — estava sendo utilizado como se fosse particular. Diversos grupos esportivos afirmam ter enviado ofícios à Prefeitura solicitando autorização para o uso do campo. Apesar disso, estavam sendo cobrados para utilizar o local.
A prática, segundo as denúncias, estaria sendo organizada por um servidor , que teria colocado um vizinho como responsável informal pelo campo, o qual cobrava taxas dos praticantes para liberar o uso do espaço.
A situação chegou ao conhecimento de representantes da Prefeitura na noite desta sexta-feira (11), quando a ação foi interrompida. O vice-prefeito de Ipiaú, Orlando Santos, esteve pessoalmente no local, recolheu as chaves do campo e comunicou aos esportistas presentes que a gestão municipal não compactua com esse tipo de cobrança.
“O campo é público. Todos os babas aqui são gratuitos. Ninguém tem autorização para cobrar nada”, teria dito o vice-prefeito aos presentes, conforme relato de testemunhas.
O caso gerou indignação entre os praticantes de esporte, que cobraram mais fiscalização por parte do poder público e garantias de que o espaço seja de fato acessível a todos, sem qualquer tipo de cobrança indevida.
A equipe do Ipiaú TV aguarda um posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo sobre o ocorrido, bem como esclarecimentos sobre quem são os responsáveis formais pela administração do campo e quais os critérios para uso do espaço.