
Durante sete dias, Ipiaú vai se transformar em uma grande sala de cinema a céu aberto. De 20 a 26 de abril, o município vai sediar o 4º Circuito Cine Éden, levando sessões gratuitas de filmes brasileiros a 10 diferentes locais da cidade, incluindo praças, escola, universidade, zona rural e até bar. A proposta do evento é tornar o audiovisual acessível a todos, reforçando o potencial do interior como espaço legítimo de produção, fruição e reflexão cinematográfica.
Com o tema “Cinema por Toda Parte”, a nova edição aposta no encontro entre filmes e públicos diversos. Clássicos como Central do Brasil dividem espaço com produções recém-lançadas como Saudade Fez Morada Aqui Dentro, revelando um panorama rico e plural do cinema nacional. Cada mostra propõe também reflexões sociais, afetivas e políticas, atravessando temas como saúde pública, identidade, ancestralidade e memória.
“Esta quarta edição do evento marca um novo momento para o audiovisual em Ipiaú, consolidando a cidade como um polo de resistência cultural e reafirmando o compromisso de que o cinema deve ser, de fato, para todos e em todos os lugares. Além disso, a curadoria pensou cuidadosamente para que cada filme exibido dialogue com o público de cada local”, destaca Henrique Filho, coordenador geral do evento e diretor artístico da Voo Audiovisual, organização responsável pela produção do 4º Circuito Cine Éden.
Programação diversa, gratuita e acessível
Totalmente gratuita, a programação começa no domingo, dia 20, com a Mostra Cinema na Roça, direto da Fazenda do Povo, na zona rural do município. Na tela, o longa Rosa Tirana, de Rogério Sagui, promete encantar o público presente com a história da pequena Rosa e sua jornada em busca de Nossa Senhora Imaculada para fazer chover no sertão. O ator Juarez Oliveira participa da sessão como convidado. Também será exibido o curta Sob o ditame do rude almajesto (sinais de chuva), de Olney São Paulo.
Na segunda, dia 21, às 16h, acontece a Mostra Cine Saúde, no Complexo Poliesportivo e Cultural Dr. Salvador da Matta, onde será exibido o curta-metragem Eu Preciso Destas Palavras Escrita, de Milena Manfredini, e o longa Quando Falta o Ar. Dirigido por Ana Petta e Helena Petta, o documentário revela os bastidores da luta de trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia da covid-19. Às 19h, a população ipiauense poderá experimentar o primeiro Cine Drive-in realizado na cidade, com a exibição de Central do Brasil, filme de Walter Salles indicado ao Oscar, além do curta Central Conquista Brasil – Os 7 dias da criação, de Esmon Primo.

Na terça-feira, dia 22, a Mostra Cinema Acessível ocupa o Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (CAPI) com uma sessão às 16h com recursos de libras, audiodescrição e closed caption. Serão exibidos os filmes Alice dos Anjos, longa-metragem infantojuvenil de Daniel Leite Almeida, que estará presente como convidado, e Jussara, de Camila Cordeiro Ribeiro. Às 19h, é a vez da Mostra Cinema na Universidade, que acontecerá no Campus XXI da UNEB, com a exibição do longa Diários de Classe. O filme de Maria Carolina e Igor Souza entrelaça as histórias de três mulheres em busca de inclusão social por meio da educação. Igor estará presente como convidado. O curta O T-Rex e a Pedra Lascada, de Luã Ériclis, também compõe a sessão.
Na quarta-feira, dia 23, a Mostra Cinema na Escola levará estudantes do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEBTEC) ao mundo circense do documentário Jonas e o Circo Sem Lona, de Paula Gomes, que será exibido às 16h, junto com o curta Sweet Karolyne, de Ana Bárbara Ramos. A cineasta Milena Pinheiro, da Plano 3 Filmes, participa como convidada da sessão. Mais tarde, às 19h, o Cinema no Terreiro ocupa a Praça dos Orixás com o longa inédito 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado, e o curta Òrun Àiyé – A Criação do Mundo, de Jamille Coelho e Cintia Maria, em uma noite de celebração da cultura afro-brasileira.
Na quinta-feira, dia 24, às 19h, a mostra Cinema no Bairro apresenta na Avenida São Salvador, Centro, o longa também inédito na região Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges, que acompanha a trajetória de um adolescente que está perdendo a visão. O curta Pele Manchada, que possui cenas capturadas pelo Google Maps desse mesmo bairro, também será exibido. O diretor do filme, Victor Mota, estará presente na sessão, assim como Milena Pinheiro, que volta a participar como convidada para um bate-papo.
Já na sexta, 25, é dia de ocupar o Barbossa com a Mostra Curta no Bar, que reúne produções locais selecionadas no concurso lançado pela Voo para valorizar a produção audiovisual ipiauense. A sessão inclui o videoclipe Temporais, de Verônica Leite, os curtas Bloco Afro Zumbi, de Mario Cesar Santos de Oliveira, Terra de Insanos, uma curta história, de Carolina Olidia, e Contos de Farda, de José Araripe Jr.
Fechando a programação no sábado, dia 26, a Mostra Cinema de Resistência convida o público a refletir sobre as memórias e os espaços do cinema com Retratos Fantasmas, do renomado diretor Kleber Mendonça Filho. A sessão, que acontece na Praça Ruy Barbosa, em frente ao Cine Teatro Éden, também contará com o curta Coleção Preciosa, de Filipe Gama e Rayssa Coelho, realizadora convidada para a exibição, juntamente com José Araripe Jr.
A escolha desse local para encerrar o evento reforça o compromisso do Circuito Cine Éden em preservar a memória de um espaço que, além de ser patrimônio histórico de Ipiaú, se constituiu como um elemento importante para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade.
A programação completa também está disponível no site https://circuitocineeden.com.br/.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.