
Promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), o Diálogo Setorial de Audiovisual acontecerá no dia 26 de abril, em Ipiaú, como parte da programação do 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia. O encontro será em formato híbrido (virtual e presencial), a partir das 14h, no Complexo Poliesportivo e Cultural Dr. Salvador da Matta, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 798, bairro Democracia.
Os Diálogos Setoriais são espaços de escuta da sociedade civil, onde artistas, produtores, técnicos, gestores, pesquisadores e diversos agentes ligados ao setor cultural podem apresentar ideias e demandas para o fortalecimento das artes nos municípios e territórios. São realizados encontros que compreendem as diversas linguagens artísticas, como o teatro, a música, o circo, entre outras.
Ipiaú foi o município escolhido para a realização do debate sobre o setor audiovisual, uma vez que a cidade receberá o 2º Fórum Audiovisual dos Interiores, de 20 a 26 de abril. Com isso, se tornará um verdadeiro polo cinematográfico durante uma semana.
Para Edson Bastos, produtor executivo do evento e diretor de projetos da Voo Audiovisual, isso significa um reconhecimento da relevância do projeto, que se consolida como um espaço de valorização do cinema e do audiovisual produzido nos interiores.
“Isso reafirma a importância de ampliarmos as discussões sobre políticas públicas para o audiovisual fora dos grandes centros, fortalecendo a voz de realizadores do interior e garantindo que nossas demandas sejam ouvidas e debatidas em espaços institucionais”, ressalta.
Quem já estiver no Fórum, portanto, poderá participar presencialmente do Diálogo Setorial de Audiovisual. Para assistir o encontro de forma online, a pessoa interessada deverá acessar o link da plataforma Microsoft Teams disponibilizado pela SecultBA. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail dialogos.setoriais@funceb.ba.gov.br.
Sobre o Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia
O 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia visa fortalecer o cinema produzido fora dos grandes centros urbanos e fomentar políticas públicas para o setor. Realizado pela Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (Sasb) e produzido pela Voo Audiovisual, o evento terá como anfitrião nesta edição o 4º Circuito Cine Éden, mostra de cinema que também será realizada de 20 a 26 de abril, em Ipiaú.
A programação de ambas ações serão integradas. No caso do Fórum, além das oficinas e workshops, o encontro contará ainda com mesas de debate e rodadas de negócios, sendo voltado para profissionais, estudantes e demais agentes do setor dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site forumavi.com.br.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.