
A demora na entrega das residências prometidas às famílias desabrigadas pelas enchentes tem gerado ansiedade e preocupação entre os beneficiários. Muitas dessas famílias, que aguardam a conclusão das obras, enfrentam dificuldades financeiras para pagar aluguel ou estão vivendo de favor na casa de parentes e amigos.
Moradores compartilharam áudios com a redação do Ipiaú TV reivindicando a demora na entrega das unidades habitacionais no bairro ACM. Entre os relatos, há pessoas que alegam estar em situação de vulnerabilidade extrema.
“Me chamo Raiane e queria pedir, por favor, que o Ipiaú TV compartilhasse os áudios dos moradores que necessitam das casas no ACM. Tem muita gente sofrendo com a espera. Tenho áudios de pessoas que estão na lista de espera. As famílias não estão conseguindo pagar aluguel, e outros estão morando de favor aguardando a entrega das casas”, relatou uma das denunciantes.
Outra moradora também expressou sua angústia:
“Prefeita, como vai ficar essa situação? Estamos precisando dessas casas. Estou passando um perrengue, sem dinheiro para comer porque preciso pagar aluguel. Quando a gente paga, mal dorme e já está devendo de novo. Não temos condições. Tenho uma criança autista em casa. Às vezes, vou até as casas já construídas no ACM, estão todas prontas e fechadas, enquanto a gente segue nesse sofrimento.”
Há também queixas sobre pequenos reparos que atrasam a entrega:
“A casa está pronta, o muro caiu e estão consertando. Mas isso não impede que a gente já possa morar lá. Por favor, prefeita Laryssa, olhe por nós.”
Outro beneficiário reclamou da demora na liberação das chaves:
“Eu quero minha casa! Dona Maria (ex-prefeita) prometeu, e se fosse ela, já teria entregue. Ninguém tem condição de pagar aluguel. Quando atrasamos, o dono da casa vem na porta nos humilhar, cobrando.”
A reportagem do Ipiaú TV entrou em contato com a Prefeitura de Ipiaú para saber os motivos do atraso na entrega das casas, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.
Programa de Aluguel Social e Previsão de Entrega
As 121 unidades habitacionais fazem parte de um convênio entre o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Ipiaú, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). A iniciativa foi lançada na gestão da ex-prefeita Maria das Graças e tem o objetivo de proporcionar moradias dignas às famílias atingidas pelas enchentes. Das 121 casas prometidas, 33 estão localizadas no bairro ACM e 88 no bairro Santa Rita.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Rebeca Almeida Câncio Oliveira, afirmou à reportagem do Ipiaú TV que todas as pessoas que aguardam a entrega das casas estão incluídas no programa de aluguel social pago pela prefeitura. “Essas famílias estão incluídas no aluguel social pago pela Prefeitura de Ipiaú. Me admira os áudios informando que ficam sem comer para pagar o aluguel, sendo que a prefeitura está arcando com esse custo”, declarou a secretária.
Ainda de acordo com Rebeca Almeida, “a previsão para a entrega das residências é no mês de maio deste ano”. No entanto, os moradores cobram maior transparência e agilidade no processo, temendo que o prazo seja novamente adiado, como já ocorreu anteriormente. * Redação Ipiaú TV