Os moradores da Rua do Honório, em Ipiaú, estão se mobilizando contra a possível decisão da Prefeitura Municipal de remover uma tradicional barraca de acarajé localizada na pracinha que divide a Rua Amâncio Félix. Segundo relatos encaminhados à equipe do Ipiaú TV, a medida teria sido solicitada por prepostos da administração municipal, que argumentaram que o espaço da praça não poderia ser utilizado para fins comerciais.
De acordo com os moradores, a barraca contribui para a revitalização e segurança do local, que antes era ponto de atividades ilícitas. “Quando a barraca não existia, a praça era utilizada até como ponto de droga. Agora, com a presença dos comerciantes, o espaço se tornou mais civilizado e atrai a comunidade para conviver ali. Todos acabaram se tornando clientes da barraca”, relatou um morador.
Ainda segundo os depoimentos, o representante da prefeitura sugeriu que o comerciante deslocasse sua barraca para uma área próxima, onde é realizado o descarte de lixo. Além disso, foi ordenada a remoção de toldos instalados na praça. Essa situação gerou revolta entre os residentes da região, que defendem a permanência da barraca como uma forma de manter a praça ativa e atrativa.
Descarte de lixo também é tema de discussão
Outro ponto levantado na reportagem foi o problema do descarte irregular de lixo próximo à praça. Segundo um morador, o lixo não é deixado pelos residentes locais, mas por pessoas de outras áreas que utilizam o local como depósito. “Quando presenciamos alguém descartando lixo, nós tentamos impedir. Infelizmente, há pessoas que chegam de carro, jogam o lixo e vão embora”, explicou.
Histórico de conflitos entre prefeitura e ambulantes
Essa não é a primeira vez que decisões da prefeitura geram controvérsias relacionadas a comerciantes informais em Ipiaú. No dia 23 de dezembro de 2024, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano notificou ambulantes que vendiam frutas e verduras na Travessa 2 de Julho, conhecida como “Beco do Waldemar” ou “Beco das Frutas”. A justificativa foi a necessidade de liberar a via para o tráfego de veículos, o que também gerou insatisfação entre os comerciantes e moradores.
Próximos passos
Atualização 06/01/2025
A equipe do Ipiaú TV está em busca de esclarecimentos sobre a possível retirada de uma tradicional barraca de acarajé. Moradores denunciam que um preposto da Prefeitura teria solicitado a retirada, mas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) nega qualquer notificação formal, afirmando não haver registros sobre o caso. A comunidade aguarda uma resposta oficial sobre o futuro da barraca.