O caso de Jaildo Santos da Cruz, de 58 anos, continua gerando preocupação entre a população de Ipiaú, que acompanha de perto a espera por uma solução no tratamento do paciente. Como já noticiado pelo site Ipiaú TV, Jaildo, que foi diagnosticado com embolia e trombose nas artérias dos membros inferiores, aguarda a realização de uma angioplastia, mas enfrenta uma longa espera no processo de regulação.
O site Ipiaú TV continua cobrando das autoridades responsáveis uma ação urgente para garantir o atendimento adequado a Jaildo. A reportagem, que inicialmente trouxe à tona a situação de atraso na regulação, enviou uma reclamação e denúncia para a Ouvidoria Geral do SUS, com o número de protocolo 25072063836202488, e aguarda um retorno sobre o andamento do caso.
Além disso, a denúncia também foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), mas, em contato com a ouvidoria da secretaria, fomos informados de que o canal de atendimento estava sem sistema, sendo recomendado que a solicitação fosse repetida no dia seguinte.
Em busca de mais esclarecimentos, a equipe de reportagem do Ipiaú TV entrou em contato com o Diretor Geral do Hospital Geral de Ipiaú, Daniel Dias, que se manifestou sobre o caso. Ele informou que, por razões legais, o hospital não poderia divulgar detalhes específicos sobre o paciente mencionado, mas ressaltou que a função principal de uma unidade de urgência e emergência é estabilizar o paciente diante de sintomas que representem risco iminente à vida. Uma vez estabilizado, o paciente pode ser encaminhado à Atenção Primária ou receber alta, desde que não haja riscos iminentes à saúde. O Diretor Geral também afirmou que a permanência prolongada no hospital não é recomendada, uma vez que o afastamento da família pode gerar complicações emocionais, como depressão. Em caso de agravamento, a recomendação é que o paciente retorne à unidade para reavaliação.
Porém, a reportagem não obteve resposta da Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú, nem conseguiu entrar em contato com responsáveis pelo atendimento ou regulação de saúde no município.
Diante disso, o Ipiaú TV segue cobrando respostas urgentes dos órgãos competentes, especialmente em relação à agilidade no processo de regulação para que o tratamento de Jaildo seja concluído sem mais delongas, garantindo a saúde e segurança do paciente.
Acompanhe as atualizações sobre o caso em nossas redes sociais e no site oficial do Ipiaú TV.