O vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, Robson Moreira , participou do II Congresso Nacional sobre Jaca e Sustentabilidade no Processo de Bioeconomia (CONJASP), realizado nos dias 03 e 04 de dezembro de 2024, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas. O evento tem como objetivo promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, combatendo as mudanças climáticas e melhorando a qualidade de vida das populações. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Robson Moreira destacou a importância do congresso para o fortalecimento da agroecologia e da bioeconomia, áreas essenciais para o crescimento sustentável de regiões como o Recôncavo Baiano. Ele também ressaltou a relevância da capacitação para o aproveitamento integral da jaca, um produto que possui grande potencial tanto para a alimentação quanto para a geração de emprego e renda.
Logo após o evento, o vereador gravou um vídeo destacando a importância da jaca na alimentação escolar e sugeriu que a fruta seja inclusa na merenda das escolas públicas, como uma alternativa saudável e sustentável. “A jaca é uma fruta nutritiva e abundante, com grande potencial para a merenda escolar, além de contribuir para a segurança alimentar das crianças. Acredito que essa causa deve ser abraçada pelos governos municipais, estaduais e federais, para que a jaca seja incorporada de forma permanente nas escolas, gerando benefícios para a saúde dos estudantes e também para a agricultura familiar”, afirmou Moreira.
A programação do evento incluiu diversas palestras sobre a jaca e suas potencialidades, abordando desde a caracterização das variedades de jaqueiras no Recôncavo até as perspectivas sobre o impacto da cultura da fruta na relação entre sociedade e natureza. A primeira palestra do congresso, realizada na manhã de terça-feira (03/12), teve como tema “A Jaca e suas Potencialidades para o Desenvolvimento Sustentável”. Na sequência, os participantes puderam conhecer mais sobre a “Caracterização, Seleção e Propagação Vegetativa de Genótipos de Jaqueiras no Recôncavo Baiano: Resultados, Benefícios e Perspectivas”, e também sobre a “História da Introdução e Domesticação da Jaqueira na Mata Atlântica: Perspectivas sobre a Dicotomia Sociedade X Natureza”.
No dia 04 de dezembro, a programação continuou com uma exposição e feira de produtos derivados da jaca, além da palestra “A Jaca e sua Geografia da Abundância”. O evento destacou a importância da fruta para a economia local e suas várias utilidades, desde alimentos até produtos inovadores que podem contribuir para a bioeconomia. A participação de Robson Moreira no congresso reforça seu compromisso com as questões ambientais e de desenvolvimento sustentável, além de estreitar os laços entre a cidade de Ipiaú e as discussões sobre soluções inovadoras para os desafios globais. * Redação Ipiaú TV