A Eletrobras Chesf realizará, entre os dias 25 e 29 de novembro, testes de sirenes de alerta nas usinas Funil, em Ubaitaba, e Pedra, em Jequié, para certificar a eficácia do sistema de comunicação de emergência com as comunidades locais. Os testes ocorrerão em datas específicas: na Usina de Funil, nos dias 25 e 26 de novembro, e na Usina de Pedra, nos dias 28 e 29 de novembro.De acordo com o gerente regional de Segurança de Barragens da Eletrobras Chesf, Flávio Marcelo, os testes visam garantir a segurança das populações locais e possibilitar uma resposta rápida em caso de emergência.
“Esta ação preventiva permite que a comunidade conheça os equipamentos e os procedimentos a serem seguidos em situações de alerta. Não há motivo para preocupação, a segurança das barragens continua normal”, afirmou o gerente.
Flávio Marcelo enfatizou que os testes são parte de uma ação planejada, conforme determina a Lei de Segurança de Barragens, e serão realizados em colaboração com as Defesas Civis locais. A Chesf reforçou que, em caso de dúvidas, a população deve procurar os canais oficiais da empresa e da Defesa Civil.
Os testes visam fortalecer a preparação das comunidades, garantindo que, caso haja necessidade, a comunicação seja clara e eficaz, permitindo que a população responda prontamente a qualquer situação de risco. (Interiorano)