A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou, na tarde desta quarta-feira (13), que o volume útil do Reservatório de Funil, localizado em Ubaitaba/Ubatã, atingiu 93,03%. No entanto, essa informação entra em conflito com os dados obtidos pelo Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) do Brasil, que registrou, também na quarta-feira (13), um volume útil de 97,63%. Em uma nova atualização do SAR, realizada nesta quinta-feira (14), a capacidade do reservatório foi ajustada para 97,41%. (Confira aqui)
Além disso, a Chesf comunicou que o Reservatório de Pedra, em Jequié, apresentou um volume útil de 49,26%, com uma defluência de 6 m³/s. No entanto, o SAR informou 59,63% para o mesmo reservatório. Já na atualização de hoje (14), o SAR indicou um volume de 59,70%.
A divergência entre os números divulgados pela Chesf e pelo SAR tem gerado confusão entre a população, que não consegue entender as razões para as discrepâncias nos dados sobre os níveis de água de duas importantes barragens da região.
A reportagem da Ipiaú TV entrou em contato com ambas as instituições para buscar esclarecimentos sobre as diferenças nos números apresentados, a fim de proporcionar à população informações precisas. É fundamental que os moradores da região fiquem atentos aos alertas e orientações das autoridades competentes, e estejam preparados para possíveis mudanças nas condições climáticas e nos níveis dos reservatórios. ( Ipiaú TV)