Com o aumento das campanhas eleitorais digitais, os candidatos a prefeito estão utilizando músicas, danças e declarações controversas para se promover. Em Ipiaú, os postulantes Alipinho da Doce Mel (UB) e Laryssa Dias (PP), junto com suas equipes, têm explorado as redes sociais para fazer denúncias e apresentar suas propostas de governo. No Instagram, Alipinho, através do perfil @alipinhodm, tem visto um incremento no número de seguidores, atingindo quase 22 mil.
Por outro lado, Laryssa, em sua conta @laryssadiasipiau, tem observado uma diminuição no número de seguidores e recorreu à compra de seguidores, conhecidos como fakes. A reportagem acompanhou os dados da candidata e, por meio de informações técnicas, revelou a manobra. Através de seguidores fraudulentos, a candidata conseguiu, em pouco tempo, atingir a marca de 24 mil seguidores em seu perfil, ultrapassando até o da prefeita em exercício, Maria das Graças (PP)(CONFIRA) , que conta com 19,5 mil seguidores.
A reportagem identificou os seguidores fakes na conta de Laryssa da seguinte maneira, algo que qualquer pessoa pode verificar: basta clicar na lista de seguidores e notar perfis suspeitos. Além disso, foi utilizada uma ferramenta de análise chamada Hypeauditor, que auxiliou na descoberta da quantidade de seguidores falsos.
Confira a analise do perfil :
Adquirir seguidores é algo simples, e muitos políticos e influenciadores recorrem a essa estratégia para se mostrarem mais genuínos e dignos de confiança, além de impulsionar seu engajamento. Entretanto, essa conduta é irregular e pode acarretar repercussões adversas, como: Desrespeito às diretrizes do Instagram, possibilidade de invasão da conta, envio de spam, diminuição da credibilidade e queda no engajamento.