O governo federal, através da Infra S.A, empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes, emitiu ordem de serviço para a conclusão do Trecho II da Ferrovia de Integração Oeste Leste – Fiol II, que liga Caetité a Barreiras. A Fiol I, que liga Ilhéus a Caetité, é de responsabilidade da Bamin Mineração.
O trecho da ferrovia passa por 19 municípios, Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.
A ordem de serviço refere-se a elaboração dos projetos executivos de engenharia e execução dos serviços remanescentes para conclusão das obras de subtrechos, incluindo os últimos 140 quilômetros de extensão da Fiol II e a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco.
O investimento será de R$ 365,2 milhões e a previsão para conclusão é de 26 meses a partir da Ordem de Serviço, que foi assinada no último dia sete. A Tec Engenharia será a responsável pela execução.
Em contato com o portal Bahia Econômica, o Secretário do Programa PPI da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, disse que com o trecho II da Fiol já contratado e com a ligação Barreiras/Mara Rosa em Goiás, estará consolidada a ligação entre a Bahia e o Centro-Oeste.
A operação da Ferrovia, de acordo com o Secretário do Programa PPI da Casa Civil, Marcus Cavalcanti Cavalcanti passa pela ideia de fazer uma concessão geral que inclua a operação do trecho II da Fiol e a construção do trecho III, bem como a Fico I e II.
Fonte: Bahia Econômica