Início » Maestro Fred Dantas realizará concerto popular em homenagem ao aniversário de Ipiaú

Maestro Fred Dantas realizará concerto popular em homenagem ao aniversário de Ipiaú

por suporte

Da programação comemorativa dos 88 anos de emancipação política de Ipiaú, consta um concerto popular do maestro Fred Dantas e seu grupo musical. O espetáculo acontece na noite desta quinta-feira, 2 de dezembro, na Praça Rui Barbosa, com a participação especial dos cantores Irma Ferreira e Mário Bezerra. O maestro tem uma sólida carreira como músico, compositor, pesquisador e líder de filarmônicas e orquestras. Suas apresentações costumam mesclar obras de interesse cultural com um repertório que transmite animação e movimento.

A participação no concerto popular dos dois convidados será um verdadeiro presente para a cidade, pois Irma Ferreira é uma cantora de ópera que agora realiza um trabalho de resgate e gravação dos cantos e rezas da tradição afro-brasileira que tem sido muito bem acolhido pelo público baiano. O cantor Mário Bezerra construiu uma carreira brilhante no teatro e no momento tem se notabilizado como cantor, realizando uma série de shows individuais muito bem aplaudidos.

O concerto popular vai se iniciar com a execução do Hino de Ipiaú, composto por Manoel Pinto (Mapin) e Jairo Simões, seguido de cantos de trabalho com o cacau, uma cultura musical essencialmente ligada à tradição agrícola da cidade e região. Em um segundo momento da apresentação o maestro vai executar ao trombone um repertório de chorinho brasileiro que faz parte da sua coleção de gravações consagradas no Brasil e também no exterior, onde constam músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e também do alagoano Luis dos Santos, o Saraiva, que fez grande sucesso por longos anos em toda a Bahia.

A apresentação segue com a participação dos cantores convidados, trazendo músicas internacionais e sucessos que marcaram época nas vozes de Roberto Carlos, Benito di Paula e Nana Caymmi, por exemplo. Em seguida o maestro fará uma homenagem à pranteada Marília Mendonça. A apresentação de Fred Dantas em Concerto se encerra com algumas músicas que irão lembrar o período das discotecas em Ipiaú e também da influência da jovem música afro-baiana que se tornou conhecida mundialmente.

O artista

 

Foto: Reprodução

Fred Dantas é membro da Orquestra Sinfônica da UFBA, onde ocupa a cadeira de trombone. Fundou, junto com Zeca Freitas, o Festival de Música Instrumental da Bahia e o Grupo Raposa Velha, de concepção muito avançada para a época. Aprimorou-se no choro com o grupo Os Ingênuos, sob a liderança do notável Edson 7 Cordas. Tocou e gravou discos com Batatinha, Riachão, Walmir Lima, Claudete Macedo, Moraes Moreira, Daniela Mercury, Hermeto Pascoal e o também maestro, compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista brasileiro de choro, samba e jazz, Paulo Moura, dentre outros monstros sagrados da música popular e erudita nacional.( José Américo Castro).

Leia também:

Deixe um comentário